A administração financeira é um conjunto de
ações e procedimentos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das
atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultados
apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração
de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito
comum que empresas deixem de realizar uma adequada administração financeira.
Uma correta administração financeira permite que
se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises
e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
A falta da administração financeira adequada
pode causar os seguintes problemas:
- Não ter as informações corretas sobre saldo do
caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das
contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não
é feito o registro adequado das transações realizadas;
- Não saber se a empresa está tendo lucro ou
prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o
demonstrativo de resultados;
- Não calcular corretamente o preço de venda,
porque não são conhecidos seus custos e despesas;
- Não conhecer corretamente o volume e a origem
dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque não é
elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento diário do caixa;
- Não saber o valor patrimonial da empresa,
porque não é elaborado o balanço patrimonial;
- Não saber quanto os sócios retiram de
pró-labore, porque não é estabelecido um valor fixo para a remuneração dos
sócios;
- Não saber administrar corretamente o capital
de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operações não é
conhecido;
- Não fazer análise e planejamento financeiro da
empresa, porque não existe um sistema de informações gerenciais (fluxo de
caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).
As principais funções da administração
financeira são:
- Análise e planejamento financeiro: analisar os
resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
- A boa utilização dos recursos financeiros:
analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a
aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
- Crédito e cobrança: analisar a concessão de
crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;
- Caixa: efetuar os recebimentos e os
pagamentos, controlando o saldo de caixa;
- Contas a receber e a pagar: controlar as
contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às
compras a prazo, impostos e despesas operacionais;
As primeiras providências que a empresa deve tomar em relação às finanças são:
- Organizar os registros e conferir se todos os
documentos estão sendo devidamente controlados.
- Acompanhar as contas a pagar e a receber,
montando um fluxo de pagamentos e recebimentos.
- Controlar o movimento de caixa e os controles
bancários.
- Classificar custos e despesas em fixos e
variáveis.
- Definir a retirada dos sócios.
- Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa.
- Acompanhar a evolução do patrimônio da
empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.
Sobre o autor: Patricia Liz - Fonte :Sebrae
Nacional.
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